Arroz à Piemontese, ao contrário do que o nome pode levar a crêr, é um prato típico da culinária brasileira, e não da culinária do Piemonte, na Itália. Na época com a falta e dificuldade de compra do arroz próprio para a feitura do risotto, os chefes brasileiros buscaram alternativas, com o creme de leite, fazendo assim um arroz "à moda piemontesa". A despeito disso, é um acompanhamento geralmente servido em restaurantes de cozinha italiana, acompanhando um filé (preferencialmente filé mignon com molho madeira) juntamente com batatas fritas. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz_%C3%A0_piemontese)
Esta não é a receita clássica do arroz piamontês porém a adaptação feita ficou exelente...
Vamos começar pelo molho "branco", entre aspas porque também não é um molho branco tradicional, alguns ingredientes deliciosos foram adicionados à receita.
Dica de hoje e para sempre: façam o mesan place. Isso reduz bastante a chance de erros na cozinha. Para quem não sabe, mesan place é colocar todos os ingredientes ordenados em local acessível como na foto ao lado.
Molho "Branco"
Frite na panela cebola cortada em pedaços grandes com bastante manteiga. Acrescente o leite e mexa. Dissolva duas colheres de farinha de trigo em um copo pequeno de água e adicione na panela com a ajuda de uma peneira e mexendo bem para não empelotar. Acrescente requeijão, mussarela ralada e mexa até ambos começarem a derreter. Apague o fogo e adicione duas caixinhas de creme de leite. Depois coloque um pouco de cheiro-verde e está pronto. Segue o vídeo do molho:
Agora a montagem do arroz:
Faça seu arroz de costume, deixando-o levemente al dente. Novamente para quem não sabe, al dente é o ponto onde o arroz (ou massas) embora cozido, mostra-se resistente à mordida. Aproveitando para informar que massas neste ponto são menos calóricas do que as mais moles.
Voltando ao arroz, misture bem os cogumelos, o cheiro verde e a mussarela ralada, depois vá acrescentando o molho e mexendo com cuidado e está pronto. Se estiver frio alguns minutinhos no forno não vão prejudicar a receita. Vejam o vídeo:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Marlon Liborio é um empresário do ramo de eventos que costuma aliviar o stress do dia-a-dia cozinhando receitas deliciosas para seus sortudos amigos. Amigos estes que resolveram criar este blog e compartilhar um pouco dessa sorte. Aproveitem.
.
Mascote do blog
Pesquisar receita no blog
Sugestões
Categorias
- acompanhamentos (5)
- arroz (6)
- aves (12)
- batatas (2)
- Bebidas e cooktails (1)
- carnes (21)
- Curso de Gastronomia (1)
- doces (4)
- entradas (1)
- frutos-do-mar (8)
- mandioca (3)
- massas (9)
- molhos (18)
- pedidos (2)
- peixes (5)
- Programa Boa Mesa (2)
- purês (4)
- receitas diversas (2)
- risotos (9)
- sobrmesas (1)
- sugestões natalinas (3)
- temperos (1)
- top´s (8)
- tortas (2)
- vegetais (10)
Ficou uma delícia, top 5!
ResponderExcluirMuito bom mesmo !! Esse arroz é tudo de bom !!
ResponderExcluirmr pepper sartori, olá belas receitas e com pimentas voce não faz nada???
ResponderExcluirhttp://mrpeppersartori.blogspot.com/
nossa adorei a sua receita do molho branco, é quase igual ao que meu pai fazia pra mim quando pequena só nao tinha o requeijo. mais é uma maravilha. Parabens
ResponderExcluirvc está de parabéns...
Excluirfiquei com água na boca...
vou tentar fazer, tomara que der certo
^^
Gostaria de corregir:
ResponderExcluirmis en place - termo frances e quer dizer colocar as coisas no lugar ou seja preparer as coisas antes de algo