quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Arroz Marroquino



Esta não é a receita clássica de arroz marroquino pois não vai carne, mas sim damascos e castanhas, ficou uma delícia. Frite em óleo aquecido por volta de oito “ninhos” de macarrão cabelo-de-anjo até dourarem dos dois lados e reserve. Detalhe: deixe o óleo aquecer bem antes de colocar o macarrão para que ele não fique enxarcado depois. Em uma panela funda, derreta 100g de margarina, adicione um pouco de azeite, quatro dentes de alho picado, 300g de arroz e deixe fritar. Depois do arroz bem frito, jogue os “ninhos” de macarrão reservados e vá os quebrando e misturando com o arroz em fogo baixo para não queimar (veja o vídeo abaixo). Depois de bem misturados, acrescente água, um pedaço de canela em pau, mexa bem, tampe e espere o arroz cozinhar. Quando o arroz estiver quase seco, retire a canela e adicione 100g de damasco cortado em pedaços, cheiro-verde a gosto e 100g de castanhas de caju. Mexa bem, aguarde o término do cozimento e está pronto. Sugerimos servir com carne vermelha.

Pavê de chocolate meio amargo com calda de morango


Em uma batedeira coloque duas colheres de amido de milho (maisena), três gemas, uma lata de leite condensado e bata até formar um creme. Em uma panela coloque por volta de 700ml de leite e, depois que estiver quente, adicione o creme batido na batedeira e vá mexendo até engrossar. Derreta 500g de chocolate meio-margo picado em banho maria. Para isso você pode usar uma forma funda com água e uma vasilha de vidro conforme o vídeo. Quando derreter tudo retire do fogo, aguarde esfriar um pouco e misture uma caixinha de creme de leite até ficar homogêneo. Para fazer a calda de morango coloque três colher de açucar em uma frigideira e aguarde derreter um pouco, adicione 200g de morangos e vá mexendo. Flambe com uma concha de conhaque e deixe apurando. Se não for época de morango eles não estarão moles o suficiênte, então adicione por volta de 100ml de água para que amoleçam na água fervente. Agora vamos a montagem do doce. Em uma travessa coloque as bolachas champagne de modo a cobrir o fundo e regue com um pouco de leite. Distribua o creme branco por cima delas formando uma camada. Depois jogue a calda de morango e, por cima da calda, o creme de chocolate. Decore com moranguinhos cortados e leve a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Maionese com creme de leite



Em uma panela coloque para ferver 100g de vagem, duas cenouras, cinco batatas, um caldo de galinha e três ovos. Depois que cozinhar amasse as batatas, pique as cenouras, as vagens e os ovos cozidos e reserve. Em uma vasilha grande coloque uma cebola picada, dois tomates picados, cheiro-verde a gosto picado, uma maçã pequena picada, um punhado de uvas passas, meia lata de ervilha, meia lata de milho, as batatas amassadas, as cenouras, as vagens e os ovos. Acrescente uma caixinha de creme de leite e a maionese aos poucos e comece a misturar devagar. Acrescente 50g de azeitonas picadas, e quando estiver uma mistura homogênea passe para uma travessa e decore com cheiro-verde. Esta maionese vai muito bem com qualquer carne e farofa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Frango ao molho de manga



Tempere os filés de frango com sal, shoyu, alho amassado, caldo de galinha em pó e alecrim. Frite-os em azeite e reserve. Frite uma cebola média picada no azeite, acrescente 50g de margarina e deixe derreter. Coloque um tomate picado sem sementes, duas colheres rasas de farinha de trigo e deixe fritando. Depois adicione uma manga inteira, madura, cortada em pequenos cubos e mexa bem. Flambe com uma concha de conhaque (veja como no vídeo abaixo) para a manga dar uma leve derretida. Depois acrescente 100ml de água, espere ferver e coloque cheiro verde a gosto. Regue os filés com o molho de manga e sirva com legumes refogados na manteiga e arroz.

Pernil de carneiro


Muita gente não come carne de carneiro porque diz que é adocicada, porém temperando como foi feito aqui (veja o vídeo abaixo) isso não ocorre e a carne fica macia e saborosa, ótima sugestão para o natal. Fure com a faca os dois lados do pernil de carneiro (o utilizado nesta receita tinha por volta de 3 quilos). No liquidificador coloque uma cebola grande picada, 4 pedaços de gengibre (mais ou menos 50g), uma cabeça de alho picado, 100g de alecrim, suco de dois limões grandes, 150g de folhas de hortelã, complete com bastante cheiro verde (salsinha e cebolinha), adicione 150ml de água e bata. Depois que a mistura diminuir de volume, coloque mais cheiro-verde, um pouco mais de água e bata novamente e está pronto uma parte do tempero. Com as mãos passe por todo o pernil o tempero completo de sua preferência, daqueles vendidos prontos no supermercado, ou se preferir apenas sal. Depois jogue o tempero batido no liquidificador e vá massageando a carne de modo a fazer com que a mistura penetre pelos furos feitos anteriormente. Depois que a carne estiver coberta, regue com meia garrafa de vinho tinto seco os dois lados da peça e continue a espalhar a mistura. Cubra com papel alumínio e deixe marinando na geladeira por no mínimo 12 horas (quanto mais tempo deixar “pegando o tempero” melhor). Passado o tempo, a carne deverá ter pego a cor do vinho, este e o indicativo que já pode ir para o forno. Cubra novamente com o papel alumínio (parte brilhosa para dentro da forma) e deixe em fogo alto por volta de uma hora e meia, dependendo do forno. Depois disso retire o papel e deixe dourando por mais uma hora, ou até a carne atingir o ponto que deseja. Sugerimos servir com arroz marroquino .

sábado, 5 de dezembro de 2009

Merluza à milanesa com abobrinha e Arroz com leite de coco



Frite no azeite 5 dentes de alho picados, uma cebola grande picada, 50gr de gengibre picado e uma abobrinha descascada e cortada em pedaços médios. Adicione 50ml de água e tampe a panela para a abobrinha amolecer um pouco. Depois de cinco minutos, acrescente um tomate picado, 100gr de milho, 100gr de ervilhas, 50gr de azeitonas fatiadas e sem caroço, uma pitada de açafrão, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta do reino. Mexa bem, tampe a panela e aguarde o cozimento. Depois que a abobrinha estiver bem cozida, adicione cheiro-verde à gosto, mexa e reserve.

Agora vamos fritar o peixe. Tempere os filés de merluza com limão e sal. Depois passe-os no ovo e na farinha de rosca. Em uma frigideira aqueça o azeite e frite os filés com cuidado para não despedaçar. Coloque um ou dois filés já fritos no prato, e, por cima deles, uma fatia de mussarela, depois uma colher de requeijão cremoso, repolho roxo ralado e por último a abobrinha refogada.



Sirva com arroz de leite de coco (vídeo abaixo), que deve ser feito como um arroz normal, só que um terço da água deve ser substituída por leite de coco que é adicionado posteriormente, quando o arroz já estiver na fase final de cozimento.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Escondidinho Bon Marché





Faça um purê de batatas como de costume, ou, se preferir, a receita de mousseline de batata (disponível aqui) e reserve.
Na panela de pressão derreta em um pouco de azeite 50gr de margarina. Adicione 700gr de carne de segunda picada em pequenos cubos e já temperada. Deixe refogando em fogo baixo.
Em um liquidificador coloque 400 ml de molho de tomate, 2 tomates grandes picados, 2 cebolas médias picadas, meio pimentão verde picado, cinco dentes de alho, 100 gr de cheiro verde e bata até formar um molho homogêneo.
Adicione 50gr de bacon em cubos à carne e deixe fritar bem em fogo alto. Coloque 50gr de açucar e mexa. Quando tudo estiver bem frito, adicione o molho feito no liquidificador, mexa bem, tampe a panela e deixe por volta de dez minutos na pressão.
Forre o fundo da travessa com uma camada de purê, depois coloque a carne por cima e assim sucessivamente criando camadas. Cubra com queijo mussarela e parmesão ralado e leve ao forno até borbulhar. Sirva com arroz.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lagarto recheado com calabresa



Tempere o lagarto com molho shoyu, sal, alho amassado e deixe marinando por volta de uma hora, reserve o caldo do tempero para ser usado mais tarde. Depois corte a peça na metade e com uma faca comprida, não muito grossa e bem afiada, faça um corte no centro da peça (veja como no vídeo abaixo). Introduza a lingüiça calabresa pelo orifício até o fim da carne e corte o pedaço que sobrar. Repita o processo com a outra metade do lagarto. Em uma panela grande coloque as duas metades da carne em azeite já aquecido e tampe. Depois de seladas, acrescente o caldo do tempero que sobrou. Agora você deve de tempos em tempos ir virando as peças para que cozinhem por inteiro. Adicione um pouco de água quando o fundo da panela secar e continue virando os pedaços até que eles estejam bem passadas. O aspecto parecerá queimado, mas pelo aroma você vai saber que não estão. Transfira a carne para uma travessa e não lave a panela, ela será usada como está para fazer o molho.




Em uma frigideira funda derreta 50gr de margarina em um fio de azeite, adicione 50gr de bacon em cubos, 50gr de calabresa picada, meia cebola picada e deixe fritar. Acrescente duas colheres de farinha de trigo e mexa. Jogue esta mistura na panela que foi usada para fritar a carne e mexa bem em fogo médio. Utilize por volta de 50ml de conhaque para flambar e mexa bem e com cuidado (veja como fazer no vídeo). Em seguida coloque por volta de 300ml de água, mexa até engrossar e desligue o fogo. Jogue o molho sobre o lagarto já fatiado. Sugerimos servir com arroz e farofa.

Farofa Tropical




Derreta 100gr de margarina em um fio de azeite, adicione100gr de bacon cortado em cubos e 100gr de calabresa picada, deixe fritar bem e depois adicione uma cebola grande picada, 100gr de ervilhas, um tomate grande picado, salsinha e cebolinha a gosto. Em seguida vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos e mexendo até ir perdendo a umidade ao ponto que desejar. Coloque em uma travessa, e, se achar que ainda está úmida, adicione mais farinha e mexa. Depois acrescente 200gr de abacaxi picado e está pronta. Se quiser também pode colocar 50gr de uvas passas, daquelas menores. Sirva com arroz e alguma carne vermelha com molho para o prato não ficar muito seco.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Medalhão com bacon ao molho de vinho tinto



Tempere os medalhões de filé com sal, alho, molho shoyu e reserve por 20 minutos. Depois enrole um a um com uma fatia grande e grossa de bacon e prenda com o auxilio de 2 a 3 palitos de dente (veja o vídeo abaixo). Procure espetar os palitos nas partes mais consistentes do bacon para evitar que se rasguem durante a fritura. Aqueça uma frigideira com azeite e frite os medalhões, até que a carne e o bacon estejem bem passados. Quando estiver no fim coloque por cima dos medalhões uma pequena porção de queijo ralado, pode ser mussarela ou parmesão, deixe derretar um pouco e retire um a um, deixando reservado o caldo que se formou na frigideira, ele será usado no molho.



Agora vamos ao molho de vinho tinto. Frite no azeite uma cebola média picada, dois dentes de alho picado e 100gr de bacon também picado. Adicione uma colher de farinha de trigo e mexa. Depois coloque o molho que sobrou da fritura da carne e uma taça de vinho tinto, mexa bem até engrossar. Acrescente 30gr de alcaparras, 50gr de cogumelos fatiados e 20gr de pimenta doce (também chamada de biquinho). Aguarde uns minutos mexendo bem, desligue o fogo e adicione 200ml de creme de leite. Mexa até ficar homogêneo. Jogue o molho sobre os medalhões e sirva com arroz.

  © template by electra 2009

TOP