sexta-feira, 25 de março de 2011

Yakissoba



Yakissoba é um dos pratos mais populares da culinária oriental, de fato é uma mistura bastante interessante e saborosa. O porém reside no seu preparo, não é difícil, mas é trabalhoso. Contudo vale muito a pena. Existem muitas variações de receitas para yakissoba que utilizam diferentes vegetais, carnes e molhos. Aqui fizems de carne bovina e frango juntos (mais carne do que frango), mas nada impede que você faça só com um tipo de carne. Tempere 300gr de filé mignom e 300gr de peito de frango, ambos cortados em pedaços pequenos, com sal e gengibre ralado. refogue-os com um pouco de azeite e 1/4 de cebola picadinha, em panelas separadas, se quiser acrescente um pouco mais de gengibre ralado no momento do cozimento. Depois de bem cozidos reserve o filé e o frango em um recipiente fechado para não esfriar muito rápido.

Em uma frigideira grande ou tacho, coloque um fio de azeite e frite 3 cenouras grandes e cruas cortadas em tiras. Tampe a panela para que a cenoura cozinhe um pouco. O ponto de todos os legumes do yakissoba é crocante, porém há de se tomar cuidado para que não fiquem crus e duros, por isso é bom tampar um pouco a frigideira no momento da fritura (veja o vídeo abaixo). Quando a cenoura atingir o ponto de crocância, retire-a da frigideira e reserve. Em seguida frite na mesma frigideira por volta de 5 talos de acelga cortados em pedaços médios, se for preciso adicione um pouco mais de azeite entre as frituras de um legume para o outro. Depois frite os pimentões (meio pimentão vermelho, meio amarelo e meio verde picados em pedaços médios). A seguir frite duas cebolas grandes cortadas em pedaços grandes, 200gr de couve-flor em raminhos pequenos e 200gr de brócolis em raminhos pequenos. A ordem da fritura dos legumes não precisa ser essa. O importante é que sejam fritos separadamente e atinjam o ponto al dente. Hoje em dia qualquer bom supermercado oferece o macarrão próprio para yakissoba, usar esta massa específica fará toda a diferença na receita.

Cozinhe 500gr do macarrão (aqui usamos um pacote igual ao da foto ao lado) apenas em água até atingir o ponto al dente, escorra bem. Em seguida frite-o aos poucos na mesma frigideira usada para fritar os legumes. Muito cuidado ao azeitar a frigideira pois o macarrão pode ficar oleoso. Depois de todos os ingredientes devidamente fritos, vamos preparar o molho. Em uma panela coloque 300ml de água em fogo baixo, 5 colheres de sopa de shoyo, 4 colheres de sopa de saquê culinário (usamos o da foto, que também é encontrado em bons supermercados), 3 colheres de café de açucar e polvilhe, com o auxílio de uma peneira, 2 colheres de sopa de maisena (veja exatamente como fazer no vídeo). Mexa bem para que não empelote e quando engrossar está pronto.
Misture o macarrão, a carne, o frango e os legumes com cuidado em uma vasilha grande (aqui utilizamos o próprio tacho). Esta receita rende bastante, por isso aconselhamos fazer esta mistura em duas travessas ou em duas partes, dividindo os igredientes. Regue tudo com o molho e está pronto. Se você gosta de yakissoba bem molhado faça duas receitas de molho e bom apetite.

4 comentários:

  1. olaa!!!
    estou muito feliz de ter achado este blog com estas receitas deliciosas , hoje eu fiz a torta de frango cremosa ,e minha proxima receita farei este maravilhoso yakissoba , que so de ver esta de dar agua na boca !!!! aahh , a torta ficou uma deliciaaaaa !!! OBRIGADa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente este blog é maravilhoso, esta receita de yakissoba já fiz e ficou ótima. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Yakissoba delícia! Nunca gostei mas xom essa receita passei a amar...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  © template by electra 2009

TOP