segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Risoto de camarão


Esta receita divide-se em três partes: preparar o caldo, refogar o camarão e cozinhar o risoto. Começaremos pelo caldo.

Você vai precisar de 100g de carne cortada em cubos (aqui foi usado filé, mas pode ser a carne de sua preferência), meia cebola grande cortada em pedaços grandes, 3 dentes de alhos picados, meia cenoura descascada e cortada em 4 pedaços. Lembrando que a carne só serve para dar gosto ao caldo, ela não será usada no risoto.
Cubra o fundo da panela de pressão com azeite, coloque o alho picado, um tablete de caldo de carne, a cebola, os pedaços de cenoura e a carne. Deixe fritar bem e acrescente um litro de água, depois que ferver, coloque 5 minutos na pressão. Em seguida com a ajuda de uma peneira separe o caldo dos ingredientes e reserve.
Agora vamos ao camarão: Limpe mais ou menos um quilo de camarão e tempere com sal e um pouco de limão. Em uma panela com azeite, frite meia cebola com 3 dentes de alho picados e acrescente o camarão. Jogue um pouco de açafrão e deixe refogar. Depois coloque cheiro-verde, mexa e apague o fogo. Veja abaixo o vídeo do caldo e do camarão juntos.



Para o risoto você deve fritar no azeite uma cabeça de alho picado e duas cebolas picadas. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco (o bom dessa receita é que não precisa ser arroz especial para risoto, aqui foi usado o parborizado). Coloque por volta de meia cenoura ralada, 100g de ervilha, misture bem e adicione açafrão. Ajeite o arroz na panela de modo homogêneo e comece a rega-lo com o caldo anteriormente preparado. Esta "hidratação" do arroz será feita várias vezes, é nessa caldo que o arroz irá cozinhar. Em seguida adicione a taça de vinho branco seco, um punhado de pimenta verde e o camarão anteriormente refogado, mexa devagar. Volte a regar o arroz com a quantidade de caldo necessária para cobrir o fundo da panela (cuidado para não colocar muito). Verifique se o arroz já está cozido, quando alcançar o ponto (al dente), coloque cheiro-verde, 200g de queijo parmesão ralado no ralo grosso e a manteiga (ou margarina) mexa com cuidado e está pronto. Veja o vídeo abaixo:



Este blog agradeçe a colaboração carinhosa do Sr. Pavan, que plantou, colheu, moeu, secou e enviou direto do interior do Mato Grosso o açafrão usado nesta receita. Muito obrigado!

2 comentários:

  1. Aprecio muito tuas receitas. Já fiz várias e todas fizeram muito sucesso aqui em casa. Parabéns!
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Maria Helena, abraço!!

    Marlon e Nati

    ResponderExcluir

  © template by electra 2009

TOP