quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quibe cru e assado

receita quibe
receita quibeEm uma vasilha grande coloque 500gr de trigo para quibe, adicione meio litro de água em temperatura ambiente, e mais meio litro de água quente. Mexa e aguarde o trigo hidratar, o que deve levar por volta de meia-hora. Vá acompanhando este processo para adicionar mais água (morna) caso seja necessário. Em uma outra vasilha (também grande), coloque 1kg de patinho moído (a carne deve estar bem limpa, sem gordura e etc); 4 dentes de alho amassados; uma dose generosa de pimenta síria (que, para quem não sabe, é um composto de pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada moídos juntos); um cebola grande picada em pedaços bem pequenos (algumas pessoas preferem ralar, porém ralada a cebola solta mais água, o que não queríamos que ocorrese aqui); 200gr de folhas de hortelã picadas. Regue esta mistura com azeite e misture bem até todos os ingredientes ficaremreceita quibe bem incorporados à carne, para isso o melhor jeito mesmo é com a mão. Reserve. Escorra o excesso de água do trigo de quibe com o auxílio de uma peneira (vide vídeo). Depois de deixar o trigo o mais seco que conseguir, misture-o com a carne pré-temperada adicionando-o aos poucos. Acrescente sal e regue com mais um pouco de azeite enquanto mexe. Depois monte o quibe cru em uma vasilha e decore com pedaços de cebola, folhas de hortelã, pedaços de limão e azeite por cima. Lembrando que o limão deve ser servido junto com o quibe e não usado para temperar a carne, pois o mesmo a escurece deixando um aspecto não muito interessante. Sugerimos servir com torradas, coalhada seca e/ou catupiry (de disco) coberto com mel, e, como fizemos aqui, em porçõezinhas individuais.

Quibe cru from marlon liborio on Vimeo.

Se não gosta de carne crua não tem problema, regue com azeite, adicione uma generosa camada de mussarella ralada por cima e coloque para assar por volta de 40 minutos (dependendo do seu forno) como no vídeo abaixo.

Quibe assado from marlon liborio on Vimeo.

3 comentários:

  1. Olá !!!

    Sou apaixonada por kibe cru, mas não sabia fazer ! Obrigada por compartilhar !
    Adorei a dica de fazê-lo também mussarela e assar !

    Um grande baraço !

    ResponderExcluir
  2. um grande ABRAÇO ! olha eu, rsrs
    Mil perdões !

    ResponderExcluir
  3. Ola ! Sou Shadia , gostaria de passar a Receita do kibe cru o legitimo !!!
    Na verdade , o kibe cru se come com muito menos trigo do que voce colocou nesta receita , Nos usamos Apenas 250 gramas de trigo para um kilo de carne ! e o trigo se deixa em molho em apenas 1 copo de agua por apenas 5 minutos , depois escorra a agua e deixe descansar por uns 10 minutos ,
    logo se coloca meia colher de cha de sal , 1 colher de cha de tempero sirio , e 100 ml de azeite de oliva , misturase bem o trigo com os temperos , para que o trigo pegue bem o gosto , e colocasse de pouco a pouco a carne e vai amassando ,logo ralamos uma cebola pequena em um pratinho e com a mao apertamos a cebola ralada pra retirar a agua e juntamos a com a carne e amassamos bem , quanto mais vermelho sair o kibe mais o certo ele esta !!
    Ja no kibe assado pra 1 kg de carne usase 1 kg de trigo , neste caso , o trigo sim se deixa de molho em agua natural por 30 minutos , 1 l de agua eh suficiente e logo escorremos e temperamos do mesmo jeito ,quando pronta a massa , repartimos em 2 partes e reservamos , recheio : frite 500 gramas de carne moida , junte 1 ecbola grande picadinha , sal e pimenta do reino a gosto deixe fritar bem fritinho ate dourar! num pires untado com manteiga abra primeira parte da massa e coloque o meio o recheio , e a outra parte abrimos de pouco a pouco com a mao e colocamos emcima do rechieo , nao podemos abrir tudo porque se nao amassa tudo , por isso devagar e pedacos de cada vez abrimos na palma da mao e colocamo uma do lado da outra , quando terminar de cobrir o recheio com a masa , passe agua nas maos e alize a massa !!! (tipo uma leve massagem na massa )logo com uma faca corte em quadrados , regue com azeite os cortes do kibe,usase quase 1 copo de oleo , e leve ao forno ate dourar . sirva quantinho . espero que goste das receitas ! e qualquer receita arabe posso passar :) .

    ResponderExcluir

  © template by electra 2009

TOP