quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Frango ao molho de laranja



Tempere os filés de peito de frango com alho, sal, shoyou e um pouquinho de molho inglês. Deixe descansando para pegar o tempero uns 20 minutos. Cubra o fundo de uma frigideira com azeite, espere esquentar, frite os filés e reserve jogando por cima o caldinho que ficou na frigideira. Para o molho frite meia cebola picada no azeite, depois acrescente uma colher de farinha e mexa bem, de preferência com um fuê. Adicione 300ml de suco de laranja e mexa até engrossar em fogo médio. Abaixe o fogo, coloque algumas pimentas verdes, cheiro-verde e mexa. Depois jogue o molho por cima dos filés e está pronto.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Risoto de camarão


Esta receita divide-se em três partes: preparar o caldo, refogar o camarão e cozinhar o risoto. Começaremos pelo caldo.

Você vai precisar de 100g de carne cortada em cubos (aqui foi usado filé, mas pode ser a carne de sua preferência), meia cebola grande cortada em pedaços grandes, 3 dentes de alhos picados, meia cenoura descascada e cortada em 4 pedaços. Lembrando que a carne só serve para dar gosto ao caldo, ela não será usada no risoto.
Cubra o fundo da panela de pressão com azeite, coloque o alho picado, um tablete de caldo de carne, a cebola, os pedaços de cenoura e a carne. Deixe fritar bem e acrescente um litro de água, depois que ferver, coloque 5 minutos na pressão. Em seguida com a ajuda de uma peneira separe o caldo dos ingredientes e reserve.
Agora vamos ao camarão: Limpe mais ou menos um quilo de camarão e tempere com sal e um pouco de limão. Em uma panela com azeite, frite meia cebola com 3 dentes de alho picados e acrescente o camarão. Jogue um pouco de açafrão e deixe refogar. Depois coloque cheiro-verde, mexa e apague o fogo. Veja abaixo o vídeo do caldo e do camarão juntos.



Para o risoto você deve fritar no azeite uma cabeça de alho picado e duas cebolas picadas. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco (o bom dessa receita é que não precisa ser arroz especial para risoto, aqui foi usado o parborizado). Coloque por volta de meia cenoura ralada, 100g de ervilha, misture bem e adicione açafrão. Ajeite o arroz na panela de modo homogêneo e comece a rega-lo com o caldo anteriormente preparado. Esta "hidratação" do arroz será feita várias vezes, é nessa caldo que o arroz irá cozinhar. Em seguida adicione a taça de vinho branco seco, um punhado de pimenta verde e o camarão anteriormente refogado, mexa devagar. Volte a regar o arroz com a quantidade de caldo necessária para cobrir o fundo da panela (cuidado para não colocar muito). Verifique se o arroz já está cozido, quando alcançar o ponto (al dente), coloque cheiro-verde, 200g de queijo parmesão ralado no ralo grosso e a manteiga (ou margarina) mexa com cuidado e está pronto. Veja o vídeo abaixo:



Este blog agradeçe a colaboração carinhosa do Sr. Pavan, que plantou, colheu, moeu, secou e enviou direto do interior do Mato Grosso o açafrão usado nesta receita. Muito obrigado!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ossobuco no Mousseline de batata.


Essa receita foi adaptada do programa da Ana Maria Braga. Se quiser ver a do Mais Você clique aqui.

Tempere o ossobuco com sal, alho e molho shoyo e refogue na panela de pressão. Depois adicione dois caldos de carne, duas cebolas médias picadas, cinco tomates picados, mexa bem e coloque na pressão, não é preciso adicionar água. Depois de mais ou menos 20 minutos adicione cheiro-verde, mexa e reserve. Agora vamos fazer o mousseline de batata. Vídeo do ossobuco abaixo:




Mousseline de batata

Você vai precisar de mais ou menos oito batatas médias, 150g de manteiga ou margarina, cheiro-verde, uma cebola picada, uma cabeça de alho amassado, um tablete de caldo de galinha, meio litro de leite, 100 g de queijo fresco ralado, 100g de queijo parmesão ralado, 100g de mussarela ralada e 200g de requeijão.
Coloque as batatas para ferver junto com o caldo de galinha. Depois de cozidas, amassea-as e reserve. Em uma panela ou frigideira funda e grande, derreta completamente a manteiga (ou margarina), adicione a cebola, o alho amassado e deixe fritar. Depois vá colocando calmamente o purê de batata e mexendo, adicione metade do leite e mexa, em seguida vá adicionando o leite até a mistura ficar homogênea numa consistência mais pra um creme do que para um purê. Em seguida coloque os queijos, e depois o requeijão, para finalizar coloque o cheiro-verde e mexa.
Sirva o mousseline em um prato e coloque o ossobuco por cima. Vídeo do mousseline:

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Filé ao molho Marlon

Este filé foi preparado para acompanhar o Arroz à Piamontese, ficou ótimo, segue a receita e o vídeo:

Tempere os pedaços de filé mignom com alho, sal e um pouco de shoyo e deixe no tempero por uns 20 minutos.
Cubra o fundo da frigideira com azeite e espere esquentar para colocar os filés um a um. É importante que o azeite esteja quente para que a água que a carne solta evapore logo e não endureça o filé. Frite dos dois lados até o ponto que desejar evitando mexer muito na carne. Depois de fritos reserve-os. Na mesma frigideira com o restinho do caldo que a carne deixou, coloque a cebola cortada em pedaços grandes e o bacon em cubos, deixe fritar bem adicionando mais um pouco de azeite se necessário. Depois de bem fritos, adicione um pouco de água até cobrir o fundo da frigideia, coloque os cogumelos, um pouco de pimenta verde, mexa e deixe ferver um pouco. Em seguida adicione meio pimentão amarelo cortado em fatias, espere ferver mais um pouco e depois é so jogar o molho por cima dos filés. Se quiser pode colocar um pouco de cheiro-verde também.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Galinhada Caipira do domingo.

Você vai precisar de um frango inteiro em pedaços (ou pedaços de frango de sua preferência, menos peito), uma cebola grande picada, uma cabeça de alho picado, um tomante grande picado, mais ou menos 150g de palmito, ervilha, milho, azeitona e vagem. Uma linguiça calabresa (daquelas fininhas) fatiada, 100g de bacon cortado em cubos, umas 20g de acafrão e de colorau, um punhado de pimenta verde, 3 tabletes de caldo de galinha, um maço de cebolinha e outro de salsinha picados e mais ou menos 500g de arroz.
Tempere o frango do modo que achar melhor e depois frite os pedaços em uma panela grande, pode usar óleo ou azeite se preferir. Depois do frango bem frito adicione o bacon e a calabresa. Vá mexendo para não queimar no fundo da panela. Depois coloque a cebola, o alho, os tabletes de caldo de galinha e deixe fritar mais um pouco. Depois coloque o arroz, mexa e deixe fritar. Adicione o milho, a ervilha, o tomate, as azeitonas, o palmito, o acafrão, o colorau, a vagem e a pimenta verde. Jogue água até quase cobrir os ingredientes, adicione sal, mexa, tampe a panela e deixe cozinhar. Depois que o arroz estiver quase pronto, coloque a cebolinha e a salsinha, mexa bem, tampe a panela novamente e espere terminar o cozimento do arroz. Depois é só servir. Vídeo da Galinhada Caipira do último domingo abaixo:

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vaca Atolada na panela de pressão

Para esta receita é indicado escolher um pedaço de costela que esteja bem carnudo e limpar os excessos de gorduda, mas não tudo para não perder o gosto. Depois corte os pedaços entre os ossos e reserve. Na panela de pressão frite no azeite uma cebola das grandes picada e uma cabeça de alho amassado. Acrescente dois tabletes de caldo de costela e em seguida vá colocando os pedaços da carne um a um e mexendo. Deixe fritar bastante e depois regue com um pouco de vinagre (aqui foi usado o de maçã). Mexa bem, deixe cozinhar mais um pouco e adicione os pedaços de mandioca crus. Em seguida coloque duas colheres de colorau, acrescente água morna até quase cobrir os ingredientes, mexa e tampe a panela. Depois que pegar pressão aguarde de 20 à 30 minutos ou o que julgar suficiente para a mandioca cozinhar, tomando cuidado para não ficar muito mole e derreter toda. Apague o fogo e tire a pressão para poder abrir a panela com segurança. Volte ao fogão, acerte o sal, adicione cheiro-verde, mexa e deixer ferver em fogo médio até o caldo engrossar mais um pouco, depois é só servir com arroz. Abaixo o vídeo:

  © template by electra 2009

TOP