sábado, 30 de outubro de 2010

Massa verde com camarão e queijos

receita massa verde camarao

Tempere 300gr de camarões com o suco de um limão grande, dois dentes de alho preceita massa verde camaraoicados, uma pitada de pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Refogue-os com azeite em uma frigideira, tomando cuidado para não cozer demais e ficar "borrachuco". Em uma outra panela frite uma cebola grande picada no azeite e adicione duas colheres de farinha de trigo. Quando a farinha estiver encorporada com a cebola, acrescente meio litro de leite e uma pitada de pimeta-do-reino, outra de sal e mexa bem para não empelotar. Em seguida coloque 100gr de mussarela em pedaços, 100gr de requeijão, salsinha e cebolinha a gosto.
Quando alcançar uma consistência aveludada, adicione o camarão que estava reservado e mexa por mais alguns segundos e está pronto. Jogue esse molho por cima da massa de sua preferência, recomendamos talharim verde.

Massa verde com camarão e queijos from marlon liborio on Vimeo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quibe cru e assado

receita quibe
receita quibeEm uma vasilha grande coloque 500gr de trigo para quibe, adicione meio litro de água em temperatura ambiente, e mais meio litro de água quente. Mexa e aguarde o trigo hidratar, o que deve levar por volta de meia-hora. Vá acompanhando este processo para adicionar mais água (morna) caso seja necessário. Em uma outra vasilha (também grande), coloque 1kg de patinho moído (a carne deve estar bem limpa, sem gordura e etc); 4 dentes de alho amassados; uma dose generosa de pimenta síria (que, para quem não sabe, é um composto de pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada moídos juntos); um cebola grande picada em pedaços bem pequenos (algumas pessoas preferem ralar, porém ralada a cebola solta mais água, o que não queríamos que ocorrese aqui); 200gr de folhas de hortelã picadas. Regue esta mistura com azeite e misture bem até todos os ingredientes ficaremreceita quibe bem incorporados à carne, para isso o melhor jeito mesmo é com a mão. Reserve. Escorra o excesso de água do trigo de quibe com o auxílio de uma peneira (vide vídeo). Depois de deixar o trigo o mais seco que conseguir, misture-o com a carne pré-temperada adicionando-o aos poucos. Acrescente sal e regue com mais um pouco de azeite enquanto mexe. Depois monte o quibe cru em uma vasilha e decore com pedaços de cebola, folhas de hortelã, pedaços de limão e azeite por cima. Lembrando que o limão deve ser servido junto com o quibe e não usado para temperar a carne, pois o mesmo a escurece deixando um aspecto não muito interessante. Sugerimos servir com torradas, coalhada seca e/ou catupiry (de disco) coberto com mel, e, como fizemos aqui, em porçõezinhas individuais.

Quibe cru from marlon liborio on Vimeo.

Se não gosta de carne crua não tem problema, regue com azeite, adicione uma generosa camada de mussarella ralada por cima e coloque para assar por volta de 40 minutos (dependendo do seu forno) como no vídeo abaixo.

Quibe assado from marlon liborio on Vimeo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Risoto de carne seca com abóbora

receita risoto carne seca
Em uma frigideira grande (aqui foi usada panela elétrica de chapa lisa) aqueça o azeite, frite três dentes de alho picados, uma cebola média picada e 500gr de carne seca já desalgada e desfiada (para desalreceita risoto carne secagar deve-se ferver a peça e trocar a água uma 3 vezes). Adicione 300gr de arroz arbóreo, um tomate picado e um litro de água morna e mexa bem. Tampe a panela e deixe cozinhar acompanhando de perto, quando a água começar a secar, vá adicionando mais aos poucos até o arroz ficar no ponto al dente, dependendo da panela utilizada e da chama do seu fogão talvez tenha que repetir esse processo várias vezes.
Quando o arroz alcançar o ponto, coloque duas colheres de sopa de margarina ou mantega, mexa bem para incorporar e acrescente 300gr de mussarella ralada e 300gr de purê de abóbora (moranga ou cabocha). Este purê nada mais é que a polpa da fruta amolecida depois de cozida na panela de pressão. Misture bem até incorporar todos os ingredientes e finalize com salsinha e cebolinha a gosto. Acompanhe o vídeo desta receita abaixo:

Risoto de carne seca com abóbora from marlon liborio on Vimeo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Panquecas à bolonhesa

receita panquecaRecheio
Em uma panela funda (sem óleo e em fogo alto) coloque 1 kg de patinho ou coxão-mole moído, o objetivo é selar a carne por isso a ausência de óleo. Depois de cozida acrescente aos poucos e mexendo: duas colheres de azeite, três dentes de alho picados, dois tabletes de caldo de carne, uma cebola médireceita panquecaa picada, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta-do-reino, um tomate picado, meio pimentão vermelho picado e meio pimentão amarelo picado. Espere todos esses ingredientes refogarem, coloque 200 ml de molho de tomate, salsinha e cebolinha à gosto. Tampe a panela por uns 5 minutos e pronto, apague o fogo e reserve.


Massa
Coloque no liquidificador um litro de leite, duas colheres de azeite, um ovo, uma colher rasa de sopa de fermento biológico, 200gr de farinha e começe a bater. Com o liquidificador ligado vá adicionando mais farinha até chegar em um ponto consistente porém ainda ralo (vide vídeo). Esquente uma frigideira rasa de tamanho médio, unte com um fio de azeite, despeje uma concha da massa, espalhe e espere endurecer. Com o auxílio de uma espátulo antiaderente descole as beiradas e vá mexendo de modo a descolar toda a panqueca do fundo da frigideira e vire para cozinhar o outro lado. Nessa hora é perfeitamente normal que você "quebre" as primeiras. Se não conseguir virar, tente com a ajuda de um prato. Depois em um prato coloque o recheio de carne e enrole. Decore com mais um pouco da carne por cima e cheiro verde. Sirva com arroz e salada.

Panquecas à bolonhesa from marlon liborio on Vimeo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Strogonoff

receita strogonoff
receita strogonoffPrimeira informação importante: nesta receita não vai molho de tomate!
Foi utilizada uma panela elétrica, mas uma frigideira grande e relativamente funda também serve. Com a panela/frigideira bem quente, coloque por volta de 600gr de filé mignom cortado em cubinhos e/ou tiras. Vá mexendo até a carne selar, tampando de vez enquando para cozinhar por dentro. Depois tempere com um pouco de molho inglês, pimenta-do-reino, sal e três dentes de alho picados. Deixe fritar bem. Para flambar a carne, encha uma concha com conhaque e a aqueça na boca do fogão (vide vídeo). Quando o conhaque entrar em chamas, despeje-o sobre a carne. Tome muito cuidado na execução da flambagem, afinal, estamos mexendo com fogo, retire panos e qualquer outro material inflamável de perto e faça tudo devagar e com calma para não derrubar conhaque onde não deve. Depois que a chama apagar, adicione um pouco de azeite e uma colher de mantega, espalhe bem pela panela e coloque para fritar junto uma cebola média picada. Em seguida acrescente 150ml de catchup, 100ml de mostarda e 100gr de champions. Abaxe o fogo e coloque 200ml de creme de leite, vá mexendo para incorporar, desligando o fogo antes do creme de leite ferver. Sirva com arroz branco e batata-palha.

Strogonoff from marlon liborio on Vimeo.

  © template by electra 2009

TOP