
Em uma vasilha grande coloque 500gr de trigo para quibe, adicione meio litro de água em temperatura ambiente, e mais meio litro de água quente. Mexa e aguarde o trigo hidratar, o que deve levar por volta de meia-hora. Vá acompanhando este processo para adicionar mais água (morna) caso seja necessário. Em uma outra vasilha (também grande), coloque 1kg de patinho moído (a carne deve estar bem limpa, sem gordura e etc); 4 dentes de alho amassados; uma dose generosa de pimenta síria (que, para quem não sabe, é um composto de pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada moídos juntos); um cebola grande picada em pedaços bem pequenos (algumas pessoas preferem ralar, porém ralada a cebola solta mais água, o que não queríamos que ocorrese aqui); 200gr de folhas de hortelã picadas. Regue esta mistura com azeite e misture bem até todos os ingredientes ficarem

bem incorporados à carne, para isso o melhor jeito mesmo é com a mão. Reserve. Escorra o excesso de água do trigo de quibe com o auxílio de uma peneira (vide vídeo). Depois de deixar o trigo o mais seco que conseguir, misture-o com a carne pré-temperada adicionando-o aos poucos. Acrescente sal e regue com mais um pouco de azeite enquanto mexe. Depois monte o quibe cru em uma vasilha e decore com pedaços de cebola, folhas de hortelã, pedaços de limão e azeite por cima. Lembrando que o limão deve ser servido junto com o quibe e não usado para temperar a carne, pois o mesmo a escurece deixando um aspecto não muito interessante. Sugerimos servir com torradas, coalhada seca e/ou catupiry (de disco) coberto com mel, e, como fizemos aqui, em porçõezinhas individuais.
Quibe cru from marlon liborio on Vimeo.
Se não gosta de carne crua não tem problema, regue com azeite, adicione uma generosa camada de mussarella ralada por cima e coloque para assar por volta de 40 minutos (dependendo do seu forno) como no vídeo abaixo.
Quibe assado from marlon liborio on Vimeo.