quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rondelli de ricota e nozes com molho de queijos


Apesar de ainda faltar mais de um mês para o Natal, já estamos entrando no clima e planejando o cardápio. Esta receita é a primeira sugestão para a ceia. Aqui optamos pelo formato rondelli, mas se preferir canelone não tem problema, é só não cortar o rolinho.

Começando pelo recheio, amasse com um garfo 400g de ricota e coloque em uma vasilha grande e funda. Adicione sal sem medo de deixar salgado, 200g de peito de ave defumado e ralado (aqui foi usado chester, mas pode ser a de sua preferência), 1/2 cebola picada, 100g de nozes triturada, 50g de queijo gorgonzola (cuidado para não colocar muito), 150g de queijo parmesão ralado no ralo grosso, 150g de mussarela ralada no ralo grosso, 200ml de creme de leite, 150g de requeijão, cheiro verde a gosto e mexa bem até formar uma massa homogênea e reserve.



Agora o molho. Derreta na panela em fogo médio 150g de manteiga (ou margarina), acrescente uma cebola picada e deixe refogar. Depois coloque por volta de 800ml de leite e em seguida 2 colheres de farinha de trigo dissolvidas em 200ml de leite devagar e mexendo bem para não empelotar até engrossar e ferver. Coloque 150g de queijo parmesão ralado no ralo grosso, 150g de mussarela ralada no ralo grosso, 150g de requeijão, 50g de queijo gorgonzola e mexa bem até sentir que os queijos derreteram. Adicione cheiro verde a gosto e mexa. Apague o fogo e acrescente 200ml de creme de leite. Mexa bem e está pronto, se quiser pode acertar o sal.

Vídeo do recheio e do molho:


Para montar o rondelli você pode usar um pacote de massa fresca de lasanha pré-cozida. O vídeo abaixo é auto-explicativo, mas mesmo assim vamos lá... Pegue um pedaço de massa e coloque sob uma tábua, coloque o recheio em paralelo ao lado mais curto da massa e enrole. Depois corte em três pedaços. Molhe o fundo da vasilha em que os rondellis vão ser levados ao forno com o molho e vá colocando um do lado do outro. Regue com o resto do molho até quase cobrir os rondellis, acrescente queijo parmesão e mussarela ralada por cima e leve o forno pré-aquecido. O tempo de cozimento depende da marca da massa e costuma vir escrito na embalagem. Depois é só curtir essa delícia cheia de queijos, ótima opção para o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © template by electra 2009

TOP