domingo, 19 de setembro de 2010

Açafrão

O açafrão é usado em várias receitas aqui no blog, na maioria das vezes utilizamos um açafrão caseiro gentilmente doado pela família Pavan... Acompanhe como é a produção:

Para plantar o açafrão escolha um solo úmido e argiloso. Depois da planta desenvolvida deve-se colher as raízes (vide foto abaixo), lavar bem e deixar na água com vinagre por 2 horas. Escorra e espere secar. receita acafrao
Pique em rodelas (como na foto abaixo). Neste processo o açafrão já perde um pouco da água, por isso recomendamos o uso de luvas. Deixe por uma semana secando no sol com um tecido por cima para evitar contaminação (coloque pela manhã e tire ao entardecer).


receita acafrao
Em seguida bata as rodelas no liquidificador até que virem um pó. Coloque em uma travessa e volte a expor ao sol por mais uma semana, mexendo todo dia.

receita acafrao


Depois disso estará pronto para o uso em receitas diversas. Armazene em um pote bem fechado, não necessita refrigeração.

Valeu Graci!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Marguerita

receita marguerita
receita marguerita
Inaugurando a categoria "bebidas e cooktails" um drink muito famoso, gostoso e fácil de fazer. Vamos precisar de tequila branca (aqui foi usada José Cuervo), marguerita mix sabor limão (aqui foi usado o da marca Dailys), um limão, pedras de gelo e um punhado de sal. Para cada medida de tequila utilize duas de marqguerita mix, bata com o gelo e reserve. Umedeça a borda da taça com o limão e passe no sal (veja o vídeo). Depois é só servir.
Obs: A taça correta para marguerita não é esta que aparece na foto, mas sim uma mais aberta e reta... Mas na falta da certa vai a errada mesmo, afinal, isto não compromete...


Marguerita from marlon liborio on Vimeo.

sábado, 4 de setembro de 2010

Salmão cítrico com champignon

receita salmao

receita salmaoComeçamos temperando o salmão com sal e pimenta do reino a gosto, 100 ml de suco de limão e 4 dentes de alho picado. Use os temperos um a um dos dois lados das postas e deixe curtindo por uns 10 minutos. Em seguida frite cada pedaço separadamente em uma frigideira com azeite. Cuidado na hora de virar para não despedaçar o salmão (principalmente se em vez de postas você estiver utilizando o filé do peixe, que normalmente vem sem a pele e por isso é menos firme).

Utilize a mesma frigideira para cozinhar o molho cítrico. Coloque um fio de azeite e frite uma cebola médica picada e 3 dentes de alho também picados. Adicione por volta de 100gr de farinha de trigo e mexa bem até incorporar a mistura. Tempere com uma pitada de sal, 2 tabletes de caldo se peixe e 100ml de suco de limão. Mexa bem e vá adicionando aos poucos 300ml de água. Experimente o molho durante o cozimento até alcançar o ponto em que a acidez não esteja muito forte. Em fogo baixo, coloque mais uma pitada de pimenta do reino e outra de açafrão (aqui o Marlon usou açafrão natural, que uma amiga plantou em seu quintal e o presenteou, porém pode se utilizar o industrial sem problemas). Quando começar a ferver acrescente 200gr de champignons e mexa em fogo baixo por mais um minuto e estápronto o molho cítrico. Sirva com legumes refogados e batatinhas assadas. Veja o vídeo abaixo:

Salmão cítrico com champignon from marlon liborio on Vimeo.

  © template by electra 2009

TOP