domingo, 27 de setembro de 2009

Arroz à Piamontese do Marlon

Arroz à Piemontese, ao contrário do que o nome pode levar a crêr, é um prato típico da culinária brasileira, e não da culinária do Piemonte, na Itália. Na época com a falta e dificuldade de compra do arroz próprio para a feitura do risotto, os chefes brasileiros buscaram alternativas, com o creme de leite, fazendo assim um arroz "à moda piemontesa". A despeito disso, é um acompanhamento geralmente servido em restaurantes de cozinha italiana, acompanhando um filé (preferencialmente filé mignon com molho madeira) juntamente com batatas fritas. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz_%C3%A0_piemontese)

Esta não é a receita clássica do arroz piamontês porém a adaptação feita ficou exelente...
Vamos começar pelo molho "branco", entre aspas porque também não é um molho branco tradicional, alguns ingredientes deliciosos foram adicionados à receita.

Dica de hoje e para sempre: façam o mesan place. Isso reduz bastante a chance de erros na cozinha. Para quem não sabe, mesan place é colocar todos os ingredientes ordenados em local acessível como na foto ao lado.








Molho "Branco"

Frite na panela cebola cortada em pedaços grandes com bastante manteiga. Acrescente o leite e mexa. Dissolva duas colheres de farinha de trigo em um copo pequeno de água e adicione na panela com a ajuda de uma peneira e mexendo bem para não empelotar. Acrescente requeijão, mussarela ralada e mexa até ambos começarem a derreter. Apague o fogo e adicione duas caixinhas de creme de leite. Depois coloque um pouco de cheiro-verde e está pronto. Segue o vídeo do molho:



Agora a montagem do arroz:

Faça seu arroz de costume, deixando-o levemente al dente. Novamente para quem não sabe, al dente é o ponto onde o arroz (ou massas) embora cozido, mostra-se resistente à mordida. Aproveitando para informar que massas neste ponto são menos calóricas do que as mais moles.

Voltando ao arroz, misture bem os cogumelos, o cheiro verde e a mussarela ralada, depois vá acrescentando o molho e mexendo com cuidado e está pronto. Se estiver frio alguns minutinhos no forno não vão prejudicar a receita. Vejam o vídeo:

6 comentários:

  1. Muito bom mesmo !! Esse arroz é tudo de bom !!

    ResponderExcluir
  2. mr pepper sartori, olá belas receitas e com pimentas voce não faz nada???
    http://mrpeppersartori.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei a sua receita do molho branco, é quase igual ao que meu pai fazia pra mim quando pequena só nao tinha o requeijo. mais é uma maravilha. Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc está de parabéns...
      fiquei com água na boca...
      vou tentar fazer, tomara que der certo
      ^^

      Excluir
  4. Gostaria de corregir:

    mis en place - termo frances e quer dizer colocar as coisas no lugar ou seja preparer as coisas antes de algo

    ResponderExcluir

  © template by electra 2009

TOP