terça-feira, 21 de junho de 2011

Filé com passas


Recomendamos muito este filé, é um dos melhores que já postamos aqui no blog.
Espalhe por toda uma peça de filé mignom uma cabeça de alho amassado com uma colher de café de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Leve ao fogo uma assadeira com um fio de azeite e uma colher de sopa de açucar. Isto mesmo, açucar. Sele a peça de filé nessa assadeira por todos os lados, passando a carne pelo açucar queimado. Em seguida a transfira para outra assadeira e leve ao forno alto por mais ou menos 30 minutos. Na assadeira que você fritou a carne, adicione 100gr de bacon cortado em cubos, meia cabeça de alho amassado com sal e uma cebola média picada. Depois de bem fritos, jogue um litro de leite, 100gr de passas douradas e 100gr de passas pretas. Mexa bem, abaixe o fogo e acrescente 200ml de creme de leite. Misture bem raspando o fundo da assadeira e reserve. Retire o filé do forno ainda mal passado e o fatie de modo que os pedaços continuem unidos pela parte de baixo. Regue a peça de filé com 100ml de conhaque e flambe (veja como no vídeo). Volte ao forno para que asse mais um pouco. Quando a carne estiver quase no ponto que deseja, retire-a e jogue por cima o molho de passas. Polvilhe queijo parmesão ralado, cubra com papel alumínio e volte ao forno por mais alguns minutos. Depois retire o aluminio e deixe por mais algum tempo para o queijo derreter e gratinar. Sirva com arroz e salada.
Veja o vídeo dessa receita abaixo:


Vai fazer alguma receita do blog? Tire uma foto do prato e envie para nós que a colocaremos aqui!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Doce enamorado

Depois de algum tempo sem atualizações estamos de volta e atendendo a um pedido bastante frequente: mais pratos doces. Esta receita o Marlon inventou, é um pouco trabalhosa mas vale super a pena pois ficou simplesmente divina, tanto que a travessa já "atacada" valeu a bela foto acima. O doce enamorado consiste em 4 camadas de sabores diferentes que juntos formaram uma combinação muito boa. O nome é uma homenagem ao final de semana em que foi feito, o do dia dos namorados. Vamos lá:
Começamos pela geléia de morango. Despeje em uma panela por volta de um 1kg de morangos lavados e limpos. Aqui usamos uns que estavam congelados, o que não interferiu em nada no sabor. Em seguida despeje 800gr de açucar ou, como preferimos utilizar aqui, 300gr de açucar light. O açucar light não interfere no gosto, tem menos calorias e adoça 3 vezes mais que o comum, logo deve ser utilizado um terço do comum. Misture bem e tampe um pedaço da panela. Vá mexendo de vez enquando até que os morangos se desfaçam e atinjam o ponto de geléia e aí estará pronto, reserve.
Em uma panela em fogo médio coloque 200gr de açucar light (ou 500gr de açucar normal), adicione um litro de água e vá mexendo aos poucos até que atinja um ponto de calda (veja no vídeo), então apague o fogo e deixe a panela tampada par anão esfriar muito e endurecer. Na batedeira bata 3 claras e quando atingirem o ponto de neve adicione aos poucos a calda de açucar com a batedeira em movimento. Continue batendo até que atimja o ponto de marshmallow, o ideal é que ao virar a vasilha nada cáia (veja o vídeo).
Para o creme, que é uma adaptação do creme inglês, coloque na batedeira 200ml de leite condensado (utilizamos o light e ficou ótimo), 3 gemas e as raspas de uma fava de baunilha (veja a foto ao lado e o vídeo). Sabemos que favas de baunilha são difíceis de encontrar e, quando encontramos, costumam ser caras, porém avisamos que a substituição pela essência (uma colher de café) não produzirá o mesmo sabor e aroma, mas também não achamos que irá comprometer a receita. A decisão é sua. Bata bem esses ingredientes e acrescente aos poucos 5 colheres de sopa de maisena. Faça isso aos poucos pois pode ser que você precise de uma quantidade diferente. Quando este creme atingir o ponto mostrado no vídeo, despeje-o em uma panela com 700ml de leite já morno e mexa bem até engrossar. Despeje o creme em uma travessa que esteja em temperatura ambiente e misture 200ml de creme de leite (utilizamos o light) e reserve.
Agora vamos ao ganache. Em banho maria, derreta por volta de 400gr de chocolate ao leite, pode ser qualquer chocolate ao leite, aqui usamos um ovo crocante remanescente da páscoa e deu muito certo. Depois do chocolate estar todo derretido, desligue o fogo e coloque 200ml de creme de leite (também light) e mexa bem até que fique homogêneo.
Bom, então chegamos a montagem do doce. Você pode utilizar taças individuais ou uma travessa grande. Coloque o creme primeiro como base, depois cubra-o com uma camada fina de geléia de morango, em seguida o ganache de chocolate e por último o marshmallow. Como não tínhamos o bico de confeiteiro, improvisamos a aplicação do marshmallow com um saco plástico (mais grosso) com um furinho na ponta. Mas também pode simplesmente espalhá-lo com uma colher. Para decorar despeja mais alguns "pingos" da geléia e espalhe morangos inteiros e alguns pedaços de chocolate. Se conseguir resistir depois disso, leve a geladeira por no mínimo 3 horas, pois gelado é muito mais gostoso. Ao contrário do que possa parecer, não ficou nada enjoativo, o que dificultou muito a vida de quem tá de regime por aqui.

Assista o vídeo desta receita abaixo:


Vai fazer alguma receita do blog? Tire uma foto do prato e envie para nós que a colocaremos aqui!

  © template by electra 2009

TOP